• Acesso do cliente
    • Telefones: 55 (11) 3845-2232 | 55 (11) 3845-1793

    Departamento Contábil

    DEPARTAMENTO_CONTABIL

    Departamento Contábil

    Uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa. O departamento contábil é responsável pela entrada e saída de recursos e exerce um controle efetivo que é apresentado em balancetes, balanços e demonstrativos de resultados.
    CLASSIFICAÇÃO E ESCRITURAÇÃO DA CONTABILIDADE DE ACORDO COM AS NORMAS E PRINCÍPIOS CONTÁBEIS VIGENTES
    O controle do departamento contábil deve ser feito diariamente e engloba o trabalho de outros setores, como o departamento fiscal, o departamento de contas a pagar, o de recursos humanos, o financeiro entre outros.
    No final de determinado período deve apresentar a contabilidade, ou seja, o demonstrativo dos recursos existentes na empresa: o que foi gasto (englobando todos os departamentos) e o que entrou para elaborar os balancetes, balanços e demonstrativos contábeis.
    APURAÇÃO DE BALANCETES
    Os balancetes, também conhecidos como balancetes de verificação, são demonstrativos auxiliares que mostram a movimentação apresentada no diário. É uma forma dos gestores acompanharem e terem controle da atividade financeira da empresa, pois os números são os mais atualizados possíveis. Neles são colocadas informações de débitos e créditos realizados.
    ELABORAÇÃO DO BALANÇO ANUAL E DEMONSTRATIVO DE RESULTADO
    O Balanço Anual e/ou Demonstrativo de Resultado é a principal demonstração financeira de uma companhia. Nele consta o patrimônio (ativos e passivos) da empresa, recursos disponíveis, investimentos bancários, imóveis, e também, o que foi gasto durante todo o ano fiscal. O Balanço Anual reflete o equilíbrio financeiro da empresa e é uma ferramenta que os sócios e proprietários podem dispor para conhecer a posição patrimonial e financeira da companhia.